Webinar | Retrofit – requalificação na iluminação com Lúcia Pirró

By Eventos, Vídeo

Como aplicar os princípios da sustentabilidade em edifícios já construídos?
Retrofitar se tornou um verbo muito conjugado e necessário para um mundo preocupado com a sustentabilidade. A prática se utiliza das constantes pesquisas da arquitetura e inovações de passos largos da tecnologia para conquistar cada vez mais espaço e importância nos conceitos dos projetos.
Tão nobre quanto complexa, a tarefa envolve desde questões econômicas, passando pelo bem-estar do usuário, também pela eficiência energética e a correta análise de descarte e reaproveitamento. Dentro de cada questão, residem diversos parâmetros determinantes para que o conceito de retrofit seja legitimado.
Diante deste cenário, quais os parâmetros que a luminotecnia deve observar para amplificar os resultados econômicos e sustentáveis?
Como conciliar os edifícios já construídos com a sustentabilidade?
Quais as técnicas modernas que podem ser empregadas para o maior aproveitamento da luz natural?
Lúcia Pirró apresenta boas soluções para questões envolvidas no retrofit. LEED Accredited Professional desde 2007 e Doutora em Arquitetura, é professora do curso de Mestrado Profissional e do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, onde também coordena os Cursos de Especialização Lato Sensu em Lighting Design e Conforto e Saúde do Ambiente Construído. Tem larga experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia, atuando principalmente como consultora nos seguintes temas: ambientes saudáveis, sustentabilidade, conforto ambiental (térmica, luz e acústica), consumo de energia, edifícios de escritórios, simulação computacional e eficiência energética.

Saiba mais

Webinar | A importância dos parâmetros técnicos na iluminação, com Juliana Iwashita, Eder Ferreira e David Aloi

By Eventos, Vídeo

Quanto a uniformização das métricas podem colaborar nos resultados luminotécnicos?

UGR, Fluxo Luminoso, IRC, R9, Flicker, Eficiência, Eficácia: algumas das informações corriqueiras no dia-a-dia dos profissionais de iluminação que nem sempre são informadas ou compreendidas da mesma maneira.

Entre o resultado final de um projeto de iluminação, seu dimensionamento e o desenvolvimento das luminárias, os diversos personagens envolvidos utilizam diferentes parâmetros para comunicarem as mesmas métricas, resultando em entregas muitas vezes, não condizentes com o inicialmente idealizado.

Observando o quanto o Lighting Design poderia evoluir com uma padronização, a Asbai (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação) planejou Comissões de Estudo envolvendo profissionais de iluminação e indústria que em sinergia tem estabelecido os padrões que devem transformar o trabalho de todos os envolvidos na cadeia. Através de pesquisas, busca estabelecer uma linguagem comum de compreensão universal.

Quais os desafios dessa construção?
Qual a responsabilidade da indústria no fornecimento dessas informações?
Os parâmetros devem ser obrigatórios ou opcionais?
Como colaborar nesta construção que tanto cooperará nos resultados da nossa comunidade da iluminação?

Lighting Design e indústria se encontram para debater os aspectos desse projeto. Representados por Juliana Iwashita, Eder Ferreira e David Aloi, discutem os propósitos, desafios e evoluções de um estudo que deve padronizar os resultados da iluminação para a indústria e para os profissionais.
Participe dessa construção que escreve uma nova página no Lighting Design brasileiro.

Saiba mais

Webinar | Peter Gasper e seu legado na iluminação, com Liane Cantanhede

By Eventos, Vídeo

Quais foram os passos iniciais que estabeleceram o atual estágio de evolução da iluminação brasileira?
Paralelo a um momento exponencial da nossa arquitetura, se revela um dos maiores nomes da iluminação surgidos no país: Peter Gasper.
Alemão, cursou Arquitetura na UFRJ e simultaneamente aos estudos, começou seu trabalho de iluminação na extinta TV Tupi. Estabelecendo parceria com Oscar Niemeyer, iluminou os mais importantes monumentos erguidos durante sua vida, sem contar os inúmeros espetáculos de projeção mundial ocorridos por aqui. Nos deixou em 2013, no entanto sua luz permanece dando vida a monumentos pilares da cultura e organização social do país.
Confira o legado do escritório, os métodos desenvolvidos, as inovações com quebras de paradigmas e a transmissão dessa preciosa herança para o lighting design brasileiro.

Saiba mais

Webinar | O equilíbrio da luz: a medida certa para a qualidade de vida moderna, com Alexandre Gois

By Eventos, Vídeo

Qual a relação da luz com a saúde? A iluminação inadequada pode provocar doenças? Quais os fatores que devem nortear um projeto de iluminação que promova o conforto e o bem-estar dos usuários de um ambiente de saúde?
Vale lembrar que a vida moderna está repleta de gatilhos que interferem nesse ritmo causando a cronoruptura. A iluminação artificial dos ambientes, o trabalho em frente aos computadores, o uso intenso de celulares, a luz inadequada dos interiores no período de descanso são algumas dessas interferências quase que impossíveis de serem descartadas da rotina principalmente em tempos de quarentena.
Neste cenário, qual o papel do arquiteto para solucionar este problema moderno? Como sua participação na concepção da construção pode contribuir para a saúde e a eficiência energética? As universidades têm qual papel neste processo? Como a certificação WELL assiste essas questões?
Confira soluções pautadas na neuroiluminação, uma especialização cuja origem parte dos estudos e pesquisas da iluminação integrativa, com sinergia à neuroarquitetura, que fundamenta os impactos da arquitetura no usuário da edificação, seja nos aspectos da produtividade em um ambiente corporativo ou no seu comportamento em um ambiente comercial onde as vendas são o objetivo e por fim em um ambiente residencial ou de saúde onde o que importa é o ser humano.
Alexandre Gois, Professor, Engenheiro, Mestre em Arquitetura pela UFRJ, propõe estratégias de projeto que fazem parte de sua dissertação: A QUALIDADE DA ILUMINAÇÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR, onde apresenta algumas propostas de iluminação integrativa que se mostraram benéficas aos usuários de ambiente de saúde.

Saiba mais

Webinar | A Luz além da Iluminação, com Cláudia de Bem

By Eventos, Vídeo

Quais os caminhos para articular novos pensamentos de luz nos ambientes?
A percepção é particular de cada indivíduo. Essa avaliação fundamentada em memórias da vida ou até mesmo arquetípicas, tem grande influência nas decisões do dia-a-dia. Na iluminação, a percepção multissensorial tem um papel fundamental no processo compositivo e, apesar da complexidade do tema, pode ser treinada.
Neste universo de interpretações tão particulares, como o profissional de iluminação deve proceder para despertar determinadas sensações? Qual a chave para a compreensão dos anseios do cliente em relação às suas percepções e visões de mundo?
Utilizando argumentos da Neuro Arquitetura, da Filosofia e das Artes, Cláudia de Bem responde essas e outras questões determinantes nas impressões que construímos dos cenários que observamos. Doutora em Artes pela ECA/USP, Lighting Designer e professora de grandes instituições universitárias, pesquisa a luz como estímulo criativo para o corpo e o espaço desde 2006, também acumula premiações e participações internacionais em design cênico especialmente voltado à iluminação.
Confira este conteúdo que te fará enxergar a luz com outros olhos.

Saiba mais

Webinar | Led: Ressignificando a luz, com Marcos Santos

By Eventos, Vídeo

Na corrida da tecnologia, o led evolui em velocidade exponencial. Sua versatilidade tem possibilitado aplicações cada vez mais abrangentes e eficientes. No entanto essas virtudes nem sempre são adotadas na mesma velocidade que surgem: fatores econômicos e desconhecimento dos benefícios residentes nos avanços são algumas das barreiras que reduzem a abrangência na adoção da tecnologia de ponta.
Como superar essas barreiras de especificação? Quais os parâmetros de qualidade de luz que evoluem dia-a-dia com o LED? Como está o Brasil neste cenário?
Marcos Santos, compartilha seu conhecimento sobre os impulsos e barreiras das inovações da iluminação nos variados estágios da história contemporânea e em diversos locais do mundo onde já atuou. Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da USP e pela Escola Politécnica del Litoral de Guayaquil, com Mestrado na Universidad Europea del Atlántico de Santander, Espanha, com passagens pela luz em outros tantos países, utiliza sua vasta bagagem para dar agilidade à cultura da luz.

Saiba mais

Webinar | Estratégias da Iluminação Saudável, com Betina Martau e Ruy Soares

By Eventos, Vídeo

Luz para o bem-estar, a saúde e o funcionamento das pessoas.
Neste cenário com tantas inovações tecnológicas, qual o direcionamento que o projeto luminotécnico deve tomar para proporcionar uma luz saudável aos usuários?

Betina Martau e Ruy Soares, grandes estudiosos do assunto, apresentam os parâmetros, conceitos e diretrizes mais atuais relacionados ao uso benéfico da iluminação.

Spotlights
– Luz integrativa X circadiana;
– Personalização da abordagem projetual;
– Etapas do projeto integrativo.

Confira o encontro desses grandes profissionais abordando a relação da luz com a saúde, o tema mais discutido do momento.

Saiba mais

Webinar | Miniaturização: Muito além da estética, com Mohana Barros e Regina Coeli

By Eventos, Vídeo

Quais os benefícios da miniaturização da iluminação?

Desde técnicos e sustentáveis até estéticos, os argumentos para a adoção de peças reduzidas caminham de mãos dadas com a evolução da tecnologia na iluminação.

Ainda assim, em meio a tantas inovações, existe uma série de considerações fundamentais presentes entre a idealização e a realização do projeto para que o argumento minimalista se torne um cenário dos sonhos.

Experientes e premiadas profissionais com larga atuação em diversas frentes, ou seja, de residências à aeroportos, Regina Coeli e Mohana Barros compartilham seus estudos e experiências na realização de projetos com forte apelo tecnológico onde o bonito e eficiente efeito da luz protagoniza um espetáculo com luminárias que pouco aparecem.

Saiba mais

Webinar | Eficiência Energética, com Ricardo Lopes

By Eventos, Vídeo

Quais as vantagens econômicas diretas e indiretas da utilização do Led?

Redução do consumo de energia já é uma virtude bem conhecida deste tipo de iluminação, porém os benefícios se estendem à saúde, à segurança patrimonial e contra acidentes, à redução dos custos de manutenção, entre tantos outros que compensam o investimento inicial em curto espaço de tempo, seja para obras novas ou para retrofits.

Ricardo Lopes detalha essas qualidades apresentando casos práticos de situações em que o Led teve importante contribuição econômica. Coordenador no curso de pós-graduação em Iluminação e Design de Interiores e dos cursos superiores em Fotografia e Produção Audiovisual, leciona na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. É Mestre em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense da UERJ e compartilha seu conhecimento para extrairmos a maiores vantagens econômicas que a tecnologia da iluminação atual pode ofertar.

Saiba mais

Webinar | Reflexões sobre a Luz nos novos tempos, com Antonio Carlos Mingrone

By Eventos, Vídeo

Novos requisitos da iluminação centrado na saúde das pessoas – em tempos de pandemia e distanciamento social, como a luz interfere nesse processo; Como se constrói uma cultura da luz; Desconstruindo as equivalências – como escolher a luminária adequada para um projeto e porque as escolhas devem ser pautadas por uma criteriosa análise técnica; Poluição luminosa e os espaços urbanos; Como se apropriar da luz natural nos projetos de luminotécnica; A importância primordial com o compromisso de desenvolver projetos sustentáveis e energeticamente eficientes; Qual é o papel da Luz na casa do futuro?

Saiba mais

Rua Solange Aparecida Montan, 240
Polo Industrial – Itapevi – SP -Brasil

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ACOMPANHE NOSSAS REDES