LUZ: NÓS CONHECEMOS, NÓS EXPLICAMOS.

Para entender a importância da luz, basta fechar os olhos e perceber sua ausência. Para perceber sua qualidade, basta sentir o quão agradável é observar um cenário iluminado artificialmente. 

Intangível, a luz é um elemento de forte apelo sensorial, capaz de despertar os mais diversos sentimentos. Fatores como a alta fidelidade na reprodução das cores, a uniformidade no tom de luz das diversas fontes instaladas em um ambiente, também a focalização que não atinja os olhos dos observadores, são fundamentais tanto para o bem-estar como para expressar corretamente o propósito da composição.

Antagonicamente, a boa luz artificial deve emular a claridade emitida pelo sol, utilizando dos recursos tecnológicos mais modernos para atender às percepções e estímulos mais primitivos dos seres vivos. Sem se deixar notar, natural ou artificial, a missão da luz é revelar a beleza.

CONFORTO VISUAL

A evolução das métricas do LED

UGR

Técnica aliada ao bem-estar

O ofuscamento é a sensação visual produzida por áreas brilhantes dentro do campo de visão. E é importante limitá-lo, pois causa desconforto, fadiga visual, erros e até mesmo acidentes. Traduzido ao português, UGR significa Índice de Ofuscamento Unificado. Este índice trabalha o ideal de iluminação para ambientes e áreas externas também. Os padrões de UGR trabalhados aqui no Brasil são limitados na seguinte escala: 10-13-16-19-22 – 25 -28. Sendo que, quanto menor o índice, mais confortável é essa iluminação no ambiente.

Importante lembrar que o índice que é considerado mais adequado aos ambientes, está entre 10 e 19; acima deste valor já fica desconfortável aos olhos humanos.

IRC

A nova linha picco tem um IRC extremamente alto em todas as versões, Branco Neutro (4000K) e Branco Quente (2700K), têm um IRC superior a 95. O Índice de Reprodução de Cor (IRC) é uma métrica quantitativa da capacidade de uma fonte de luz de reproduzir as cores de vários objetos fielmente: quanto maior o valor, mais o olho humano percebe sua cor real e natural.

A seleção de LEDs de alta qualidade usados nas luminárias picco garantem tons de cor excelentes, mesmo em versões neutras que geralmente registram valores IRC mais baixos. Em temperatura de cor quentes e frias, o produto registra um rendimento de cor para o vermelho (R9) superior a 95*. Garantimos uma reprodução de cores incomparável!

Saiba mais em:
https://www.youtube.com/watch?v=9xNxkmAJzRY

TM-30

          Com o advento do LED, novas métricas surgiram para atender a complexidade de nossa percepção visual. A TM-30 oferece diversos parâmetros de avaliação de qualidade cromática das fontes de iluminação, dentre elas, a evolução do IRC (Ra), que considera apenas 8 amostras de cores referenciais.

          A TM-30 (Rf) é o índice de fidelidade na reprodução de cor da fonte de iluminação quando comparada a 99 amostras de cores padrões de referencia, com maior amostragem oferece melhor avaliação da qualidade da fonte de luz.

          Além da fidelidade de cor (Rf), temos o parâmetro saturação da fonte de iluminação (Rg), ficando os objetos mais vividos quando iluminados por nossos LEDs.

TM-30

          Com o advento do LED, novas métricas surgiram para atender a complexidade de nossa percepção visual. A TM-30 oferece diversos parâmetros de avaliação de qualidade cromática das fontes de iluminação, dentre elas, a evolução do IRC (Ra), que considera apenas 8 amostras de cores referenciais.

          A TM-30 (Rf) é o índice de fidelidade na reprodução de cor da fonte de iluminação quando comparada a 99 amostras de cores padrões de referencia, com maior amostragem oferece melhor avaliação da qualidade da fonte de luz.

          Além da fidelidade de cor (Rf), temos o parâmetro saturação da fonte de iluminação (Rg), ficando os objetos mais vividos quando iluminados por nossos LEDs.

TEMPERATURA DE COR (CCT)

A temperatura de cor ou CCT (“Correlated Colour Temperature”) refere-se à aparência da cor da fonte de luz em relação à aparência de uma fonte de luz incandescente mantida a uma temperatura específica e medida na escala de Kelvin (K).

O QUE FAZ UMA LUMINÁRIA EXCELENTE?

Complexas como computadores e ainda emitem luz: as luminárias com led integrado são bastante diferentes das antigas fontes luminosas cujo coração do funcionamento estava concentrado no desempenho da lâmpada que lhe era acoplada. Em constante evolução, as fontes modernas de luz são conjuntos de elementos interdependentes que juntos, respondem por diferentes funções dedicadas ao bem-estar, à sustentabilidade, à durabilidade e à economia.

Desde a matéria-prima estrutural pensada para a resistência diante das intempéries, também na correta dissipação de calor, passando por bitola de cabos bem dimensionadas, assim como semicondutores dotados de tecnologia de ponta, a junção dos elementos se propõe a fazer da luminária um coadjuvante de extrema importância na vida dos elementos protagonistas de um ambiente.

Tão relevante quanto a matéria-prima e toda pesquisa de engenharia investida na tecnologia, está o fator humano, engajado nas percepções de evolução de produto, na execução de testes, no comprometimento com a qualidade total na montagem e na satisfação e segurança de quem convive com a luz.

Para mensurar esse conjunto de fatores, abaixo relacionamos métricas universais que retratam o desempenho de nossas soluções:

Índice IK

Índice de proteção mecânica de um produto quanto a sua resistencia a impactos, e consequente à proteção contra vandalismo. Pode variar de IK00 (menos resistente) até sua escala máxima IK10 (máxima resistência).

Saiba mais em:
https://www.youtube.com/watch?v=uLC3nxYLabo

Tecnologia STP

“Smart Thermal Protection”sistema de proteção térmica, que reduz ou desliga a corrente do circuito eletrônico, em caso de condições anormais de dissipação de calor. Assegurando o funcionamento do produto, dentro seu limite térmico de operação.

Ângulo CUT- OFF

Ângulo do qual nenhum reflexo direto da fonte de luz é visível. Quanto maior o ângulo, maior o conforto visual proporcionado pela luminária devido ao melhor controle do brilho. Acima de 30º (bom conforto visual) até 60º (excelente conforto visual).

Ensaio LM-79

Normas e procedimentos desenvolvidos pela IESNA, para medições elétricas e fotométricas de uma luminária de LED, como fonte de luz. As medições sao realizadas por laboratórios acreditados pelo INMETRO.

Índice iP

Índice de proteção a impermeabilidade e intempéries de um produto, ao ingresso de partículas sólidas ou líquidas. O primeiro numeral indica proteção contra ingresso de sólidos, segundo contra líquidos. Pode variar de IP00 (sem proteção) até IP68 (totalmente vedada).

Fotometria IES

A interlight disponibiliza as fotometrias de seus produtos em arquivos eletrônicos no padrão IES, formato universal para utilização em softwares de calculo luminotécnico.

Assine nossa Newsletter

Acompanhe nossas redes sociais

Serviço de atendimento ao cliente

Nosso endereço

Rua Solange Aparecida Montan, 240-A
Polo Industrial – Itapevi – SP -Brasil